Você conhece a história das alianças de casamento?

Atualmente, é muito comum se usar alianças de ouro para marcar o casamento, mas de onde veio esse costume? Já parou para se perguntar? Bem, são muitas tradições que foram se somando durante o tempo até chegarmos nos dias de hoje, sendo que a mais antiga procede lá do Antigo Egito.

Os egípcios acreditavam que os anéis possuem um significado íntimo, alguns eram usados como talismãs, outros eram utilizados em transações comerciais, mas o significado que se perpetuou foi o de status ou como promessa de amor à pessoa amada, pois representava um ciclo sem fim e de união, de imortalidade.

Também acreditavam que havia uma veia específica que conectava o dedo anelar da mão esquerda diretamente ao coração – a chamada vena amoris – por isso passaram a utilizar os anéis no 4º dedo da mão esquerda.

Só mais tarde, a palavra aliança foi associado ao ato de se usar um par de anéis que significavam uma aliança: do latim alligare, que significa relação de proximidade, de união. Com o avanço do Império Romano, muitas culturas se fundiram e se disseminaram por aí, e o uso da aliança foi uma delas, ainda mais com religião praticada durante o Império, o cristianismo, que tornou obrigatório o uso da aliança. Mas os romanos também as utilizavam para como símbolo de posse, além do de amor.

Além disso, os chineses possuem uma crença de que o quarto dedo representa o casal, pois ao se unir as pontas dos dedos e flexionar os dedos médios, não conseguimos separar os dedos anelares, apenas os outros, sendo que o polegar representa os pais, o indicador, os irmãos, o dedo médio, você mesmo, o anelar, seu parceiro e o mindinho, os filhos, representando que uma hora outra, iremos nos separar de pais, irmãos e filhos, mas não de nossos parceiros.

Religiosamente, o casamento faz parte do ciclo de vida do ser humano e que apenas após se casarem, pois cada um representa uma metade do ciclo.

A partir do século IX, a Igreja adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. Hoje, a aliança de casamento simboliza principalmente uma promessa de um amor eterno, devoção, amor e lealdade. Seriam os votos de casamento ditos em forma de matéria e objeto e que podem ter os seguintes significados:

Amor
Comprometimento
Fidelidade
Cumplicidade
Eternidade

Ainda pensando na simbologia da aliança no casamento, o ritual da benção das alianças continua a ser um dos momentos mais solenes e comoventes da cerimônia religiosa. Todos aguardam pela hora da troca das alianças, além de ser também o fato que marca o momento em que os noivos são declarados formalmente casados. As alianças devem, então, acompanhar os noivos para o resto da vida como símbolo de amor e união.

About

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *