Orgasmo Faz Bem à Saúde, Melhora a Autoestima e Diminui o Estresse, Publica Jornal Gaúcho


Orgasmo Faz Bem à Saúde, Melhora a Autoestima e Diminui o Estresse,  Publica Jornal Gaúcho

O “caderno Donna do jornal Zero Hora”, publicou que o sexo também ativa o sistema imunológico, produz endorfina, fortalece coração e estômago, oxigena o sangue e ajuda memória e concentração.

Na primeira metade do século 20, o livro A Função do Orgasmo, de Wilhelm Reich, psicanalista e discípulo de Freud, virou polêmica. Hoje a obra considerada um clássico está mais viva do que nunca. Reich afirmava existir em nosso corpo um circuito paralelo, assim como o sistema sanguíneo, onde flui uma energia vital, chamada de bioenergia. Nossas neuras, traumas ou problemas psicológicos formam couraças em nosso corpo obstruindo a passagem desta energia.

— A medicina tradicional ao reconhecer a acupuntura como especialidade médica reconhece a existência deste sistema paralelo, pois a acupuntura trabalha nestes meridianos — argumenta Fabio Veronesi, psicoterapeuta de Florianópolis e especialista em Wilhelm Reich.

O psicanalista inaugurou ainda o conceito de potencial orgástico, onde estabelece que há níveis de intensidade diferentes do ápice sexual, e que o orgasmo pleno, conquistado a partir da entrega emocional e de sexo com amor, é a melhor forma de desbloquear o sistema de fluxo da bioenergia:

— É o mais amplo desencouraçador neuromuscular. Pessoas que vivenciam o orgasmo pleno são pessoas proativas, com menos depressão, ansiedade ou hiperatividade. Em seu braço mais radical de estudo, Reich dizia que a repressão sexual era um instrumento de Estado para obter controle sobre as pessoas, porque pessoas não-reprimidas sexualmente jamais aceitariam o controle de fora para dentro — completa Fabio.

Além do bem-estar provocado pela liberação de endorfina e serotonina a partir do prazer sexual, Marlon Mattedi, psicólogo, especialista em sexualidade humana pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana e pela Fundação Sexpol, da Espanha, observa outros benefícios a saúde:

— O orgasmo ativa o sistema imunológico, produz endorfina e outras substâncias que qualificam a saúde de músculos lisos como coração e estômago. Oxigena o sangue favorecendo memória e concentração — comenta.

Em níveis mais subjetivo, chegar lá significa melhorar autoestima, potencializar afetos e diminuir stress. Orgasmo é sinônimo de qualidade de vida.

About

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *